Gases de enxofre de erupções de vulcão no Caribe atingem Índia

Dados de satélite mostram um aumento anormal de dióxido de enxofre no Norte da Índia, após emissões de uma erupção vulcânica no Caribe atingirem o país no mês passado.
Sputnik

O gás incolor foi emitido por diversas erupções vulcânicas e, quando se mistura com água, forma ácido sulfúrico. O dióxido de enxofre poderia aumentar a incidência de chuva ácida, segundo o portal Bloomberg. 

Após uma semana de erupções explosivas, as medições de satélite mostram que o vulcão La Soufrière, um dos que mais preocupam os especialistas, liberou aproximadamente 0,6 teragramas de dióxido de enxofre à atmosfera, segundo o Observatório Terrestre da NASA.

​As emissões de dióxido de enxofre (SO2) da erupção vulcânica do La Soufrière no Caribe alcançaram a Índia, como mostrou na quinta-feira o Serviço de Mudança Climática do Copernicus.

Isto é mais do que os satélites já mediram de qualquer outro vulcão caribenho.

"O pensamento atual é que um vulcão precisa injetar pelo menos 5 teragramas de dióxido de enxofre na estratosfera para ter impactos climáticos mensuráveis", afirmou Simon Carn, vulcanologista da Universidade Tecnológica de Michigan.

Comentar