Descoberto novo tipo de aurora polar em um VÍDEO filmado há quase 2 décadas

Uma equipe de físicos descobriu novas características de auroras polares após analisar um vídeo gravado há quase duas décadas, onde o fenômeno natural se ilumina, desaparece e reaparece de repente. Os cientistas chamaram este evento de "correntes de auroras difusas".
Sputnik

Trata-se de um vídeo gravado em 15 de março de 2002, na cidade canadense da Churchill, que mostra como uma seção de aurora difusa rapidamente se ilumina, logo desaparece e reaparece de repente depois de vários segundos.

Os pesquisadores afirmam que nunca antes estudaram tal evento, o qual nomearam de "correntes de auroras difusas", segundo o estudo publicado na revista Journal of Geophysical Research: Space Physics.

O cientista, David Knudsen, que filmou o vídeo, lembra que naquele momento o céu parecia estar completamente escuro, mas a câmera especial conseguiu gravar a luz de baixo nível.

"O que me surpreendeu é que quando uma área se iluminava para cima e para baixo, a aurora difusa de fundo era apagada. Desaparecia. Havia um buraco na aurora difusa. E então este buraco se encheu novamente depois de meio minuto mais ou menos. Nunca vi nada assim", disse Knudsen.

Em 2021, o astrofísico Riley Troyer ficou interessado pelo vídeo, e criou um programa de computador para estudá-lo. O cientista descobriu que a aurora demorou aproximadamente 20 segundos para recuperar seu brilho.

"A coisa mais valiosa que encontramos é mostrar o tempo que demora para a aurora passar de um evento no qual se apaga para ser preenchida ou colorida de novo, e quanto tempo leva para voltar deste estado apagado para uma aurora difusa", afirmou Troyer.

O pesquisador explicou que a descoberta poderia ajudar no desenvolvimento de modelos de campos magnéticos. Os cientistas informaram que ainda há muitas pesquisas por fazer nesta área, e esperam detectar mais exemplos deste fenômeno.

Comentar