Saab no Brasil utiliza tecnologia digital para otimizar processos do caça Gripen

A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, utiliza tecnologia digital no processo de manufatura das peças através do método de definição baseado em modelos (MBD, na sigla em inglês).
Sputnik

O método que, visa aperfeiçoar os processos e aumentar a produtividade, consiste na execução de projetos de manufatura com base em modelos 3D, onde todas as informações são descritas em formato digital, otimizando os fluxos em torno do desenvolvimento do trabalho e materiais para manufatura de aeroestruturas para o Gripen E/F, através de redes seguras da Saab.

Saab no Brasil utiliza tecnologia digital para otimizar processos do caça Gripen

"As instruções de trabalho geradas através da metodologia MBD permite a visualização da sequência de montagem do produto, antes mesmo que a manufatura seja iniciada. Com isso, conseguimos simular o produto e a montagem, além de detectarmos e corrigirmos falhas em um estágio inicial", explica Saulo da Mata, engenheiro de montagem da Saab.

A vantagem do método MBD é que todo o processo é digital e elimina qualquer tipo de documentação em papel na área de produção, gerando impacto ambiental menor e assegurando que a informação seja acessada apenas por pessoas autorizadas, assegurando o sigilo da operação.

Comentar