No fim de março, a OMC melhorou sua previsão de 7,2% para 8% sobre o crescimento do comércio mundial para este año.
"Se pudéssemos acelerar o intercâmbio de vacinas, garantir a equidade a respeito destas, segundo os nossos prognósticos, [o volume de comércio mundial] poderia crescer mais dois pontos percentuais, até 10%", disse Okonjo-Iweala nesta quinta-feira (20), ao intervir diante dos membros da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu.
"Eu sei que vocês são aliados na tentativa de fazer com que a OMC faça as coisas melhor e mais rápido". Hoje, MEPs da Comissão de Comércio Internacional se encontraram no Parlamento Europeu pessoalmente com Ngozi Okonjo-Iweala, a recém-nomeada diretora-geral da OMC, para discutir os últimos desenvolvimentos comerciais.
Na semana passada, Ngozi Okonjo-Iweala manifestou sua esperança de que os países-membros da OMC decidam se aplicarão a isenção das patentes de vacinas anti-COVID-19 antes da 12ª conferência ministerial do organismo, que acontecerá entre o fim de novembro e início de dezembro. Segundo a diretora-geral, essa ação poderia acelerar a vacinação em nível mundial.
Por sua vez, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou na segunda-feira (17) que o mundo permanece atualmente em uma situação de "apartheid das vacinas" e pediu aos países que compartilhem os imunizantes contra a COVID-19.