"A Comissão Europeia abriu uma investigação formal antitruste para avaliar se o Facebook violou as regras de concorrência da União Europeia usando dados de anúncios coletados particularmente de anunciantes com o objetivo de concorrer com eles em mercados onde o Facebook está ativo, tais como anúncios classificados. A investigação formal também vai avaliar se o Facebook associa seu serviço de anúncios classificados on-line Facebook Marketplace a sua rede social, violando as regras de concorrência da União Europeia", segundo comunicado de imprensa da comissão.
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, prometeu que a comissão analisará detalhadamente se os dados coletados "forneceram ao Facebook uma vantagem competitiva indevida".
De acordo com o comunicado, a Comissão Europeia vai cooperar estreitamente com a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, que iniciou sua própria investigação independente ao uso de dados pelo Facebook.
Criado em 2016, estima-se que o Facebook Marketplace é utilizado por quase um bilhão de usuários em 70 países. Contudo, a rede social tem sido acusada de utilizar os dados de seus usurários para prejudicar seus concorrentes em publicidade on-line.