Camada viscosa e malcheirosa de 'muco do mar' ameaça ecossistemas marinhos na Turquia (FOTOS, VÍDEO)

Durante os últimos meses, uma capa cinzenta, viscosa e fétida de "muco marinho" tem se espalhado ao longo da costa da Turquia, ameaçando os ecossistemas marinhos no mar de Mármara.
Sputnik

Esta proliferação da mucilagem, uma substância gelatinosa, ameaça os ecossistemas marinhos da área e também as atividades e indústria de pesca, informa a agência Anadolu.

Segundo explicam os pesquisadores da Academia de Ciências de Turquia, devido ao rápido crescimento populacional ocorrido nas zonas costeiras do mar de Mármara, a quantidade de resíduos poluentes de esgotos, de atividade agrícola e industrial lançados no mar é muito maior do que a capacidade de absorção do ecossistema marinho, resultando na proliferação de uma grande variedade de microrganismos e de matéria orgânica que compõe a mucilagem.

Os cientistas detalharam que as quantidades de "muco do mar" variam sazonalmente, sendo determinadas por fatores ambientais, como as alterações climáticas, e pela quantidade de nutrientes presentes na água. Contudo, advertem que a sua presença representa um problema ecológico sério, e que pode colocar em risco o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Por outro lado, a contínua proliferação deste "muco" pode afetar gravemente a atividade pesqueira na região, podendo a pesca sofrer uma redução em 80% em alguns períodos, motivo pelo qual os acadêmicos têm instado as autoridades a tomarem medidas urgentes.

Os pesquisadores informam que a quantidade de resíduos provenientes das cidades e de todas as indústrias em volta do mar de Mármara deve ser reduzida. De igual modo, será necessário controlar as condições físico-químicas da água, bem como monitorar constantemente o estado da vida marinha no local.

Comentar