Segundo escreve jornal local Cyprus Mail, o incidente ocorreu por volta das 03h30 (21h30 no horário de Brasília) durante uma patrulha regular da Polícia Marítima para verificar a chegada de imigrantes ilegais vindos da Turquia.
Citando fontes policiais, o portal informa que um pequeno barco cipriota detectou um navio da Guarda Costeira da Turquia a cerca de 11 milhas náuticas do porto de Kato Pyrgos, na região de Tylliria.
O barco cipriota depois se dirigiu para o abrigo de pesca de Tylliria, mas a Guarda Costeira turca começou a persegui-lo, disparando quatro tiros de advertência contra ele.
A polícia acrescentou ter informado o Ministério das Relações Exteriores de Chipre sobre o ocorrido.
Na sequência do incidente, o presidente do Conselho da Comunidade de Kato Pyrgos, Nikos Kleanthous, reiterou seus antigos pedidos de aumento das patrulhas e dos controles no mar e em terra.
Ele disse que é "incompreensível" que a autoridade portuária e marítima da área esteja equipada com apenas um pequeno barco.
"A grave provocação por parte da Guarda Costeira turca faz parte da proteção proporcionada aos traficantes de imigrantes ilegais que, ultimamente, têm aparecido na zona de Kato Pyrgos com muita frequência", afirmou Kleanthous.