Rússia testa poderoso tanque anfíbio nas águas do mar Negro (VÍDEO)

O tanque russo Sprut-SDM1 terminou com sucesso a primeira etapa de testes, em que mostrou ser capaz de operar em temperaturas altas, segundo a corporação estatal Rostec.
Sputnik

O tanque anfíbio leve Sprut-SDM1, de 18 toneladas de peso, ultrapassou com sucesso os primeiros testes de navegação marítima no mar Negro, informa na sexta-feira (16) a corporação estatal russa Rostec.

Durante a primeira etapa, o veículo exibiu alta capacidade de manobra e foi demonstrada a possibilidade de ser transportado por grandes navios de assalto anfíbios, refere a declaração.

"Na segunda fase, o veículo demonstrará o funcionamento do canhão antitanque autopropulsado 2S25 de 125mm, sua eficácia em condições de fraca ondulação e também com ondas do mar até três graus" na escala de Beaufort (até 0,9 m).

O Sprut-SDM1 pode ser lançado a partir de uma aeronave e é o único tanque de seu tipo no mundo a ter um poder de fogo igual ao de um T-80 ou T-90. Tem também uma ampla gama de munições, incluindo a capacidade de disparar mísseis guiados e uma metralhadora controlada à distância. Além disso, seu canhão 2A75 de 125 mm tem um poder de fogo semelhante ao de um T-90MS.

A máquina de guerra, que já foi testada em condições de altas temperaturas, agora será avaliada em clima frio, podendo realizar operações de reconhecimento, de desembarque no mar, ultrapassar cursos de água e obter controle de território.

O tanque estará ao serviço da Força Aeroespacial da Rússia, mas poderá também ser vendido à Índia, outros países da Ásia e também ao Oriente Médio, refere Bekhan Ozdoev, diretor industrial de Armamentos, Munições e Produtos Químicos Especiais da Rostec.

Está planejado que os testes do Sprut-SDM1 terminem no início de 2022, após percorrer 8.000 quilômetros, a extensão total da garantia para provar que os sistemas são confiáveis.

Comentar