Polícia de Jammu e Caxemira abate drone na fronteira com Paquistão, recuperando explosivos (FOTOS)

Polícia do território Jammu e Caxemira abateu um drone na região de Akhnoor de Jammu nesta sexta-feira (23). O veículo foi derrubado a oito quilômetros da fronteira internacional com o Paquistão.
Sputnik

Um aparelho explosivo improvisado de cinco quilos de peso foi encontrado ligado ao dispositivo não tripulado, segundo a polícia.

Conforme os relatos, agências de defesa estão investigando se o grupo terrorista Lashkar-e-Taiba está por trás da atividade do drone.

Jammu e Caxemira: drone e artefatos explosivos improvisados de cinco quilogramas recuperados da área de Kanachak, tehsil de Akhnoor, na fronteira internacional

Nos últimos dois meses houve um grande número de avistamentos de drones perto da fronteira.

Em 27 de junho, em um primeiro ataque terrorista desse tipo, dois artefatos explosivos improvisados de baixa intensidade foram lançados por drones, causando uma explosão em uma base da Força Aérea indiana (IAF, na sigla em inglês) em Jammu. O Ministério da Defesa da Índia informou depois que tinham prevenido um ataque semelhante perto de uma estação militar em Jammu.

A chancelaria indiana também levantou uma questão de segurança com o Paquistão depois de um drone ter sido alegadamente avistado sobre o Alto Comissariado da República da Índia em Islamabad.

Diretor-geral da Polícia de Jammu e Caxemira, Dilbag Singh, ordenou que os policiais fiquem em alerta, dado que as organizações terroristas estão alegadamente utilizando mais veículos não tripulados para realizar suas atividades.

Dias após o ataque, a venda, posse, armazenamento e uso de drones foram proibidos em três distritos de Caxemira na proximidade da fronteira.

Entretanto, a IAF deu início ao processo de aquisição de sistemas de combate a aeronaves não tripuladas que podem destruir múltiplos drones com armas de energia a laser.

Comentar