Pistache de 2 mil anos é descoberto em antiga cidade romana no Reino Unido (FOTO)

Durante escavações na região de North Yorkshire, foram descobertos tesouros e a noz de um pistache que os arqueólogos disseram ser a "mais antiga achada no Reino Unido".
Sputnik

Durante escavações em terreno que abrigava antiga cidade romana, hoje conhecido como Catterick, uma vila em North Yorkshire, arqueólogos encontraram uma noz de pistache de 2.000 anos no fundo de um poço antigo, segundo a BBC.

Pistache de 2 mil anos é descoberto em antiga cidade romana no Reino Unido (FOTO)

Os arqueólogos determinaram que ela foi colhida entre 24-128 d.C. e jogada no poço durante esse tempo. Sua casca foi quebrada para que pudesse ser identificada como um pistache.

"Não foi possível saber se o pistache foi importado do sul da península ibérica, da costa norte africana, da Grécia ou do Oriente Próximo. No entanto, sua data de coleta e depósito remontam ao período do imperador Trajano [98-117 d.C.] e marca-o como a mais antiga evidência conhecida do consumo de pistache no Reino Unido", disse um dos arqueólogos envolvidos nas escavações citado pela mídia.

Alguns tesouros importados do norte da África e outras partes do Mediterrâneo também foram encontrados, como um broche em forma de lebre e um anel com a imagem de uma ovelha junto a um falo esculpido em pedra, queimadores de incenso e cerâmica.

Pistache de 2 mil anos é descoberto em antiga cidade romana no Reino Unido (FOTO)

"Houve algumas descobertas fantásticas durante o trabalho que aumentaram muito o nosso conhecimento arqueológico", completou a fonte citada pela mídia.

De acordo com a BBC, as descobertas serão mantidas pelo Museu de Yorkshire em York, onde algumas serão exibidas e outras serão mantidas para pesquisa e aprendizado no futuro.

Comentar