Notícias do Brasil

Bolsonaro oficializa Ciro Nogueira na Casa Civil e Onyx no recriado Ministério do Trabalho

Senador Ciro Nogueira foi nomeado ministro da Casa Civil, o que fez com que o ex-titular, Luiz Eduardo Ramos, fosse deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência, que era ocupada por Onyx Lorenzoni.
Sputnik

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recriou nesta quarta-feira (28) o Ministério do Trabalho e Previdência e nomeou Onyx Lorenzoni para o comando da pasta. O gesto faz parte da reforma ministerial realizada para acomodar o senador Ciro Nogueira (PP-PI) no Palácio do Planalto.

Nogueira foi nomeado ministro da Casa Civil, o que fez com que o ex-titular da pasta, Luiz Eduardo Ramos, fosse deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência, que era ocupada por Onyx Lorenzoni.

O Ministério do Trabalho e Previdência havia sido extinto por Bolsonaro quando ele tomou posse. A pasta havia sido criada em 1930 e estava sendo gerida desde 2019 por Paulo Guedes dentro do Ministério da Economia.

Bolsonaro oficializa Ciro Nogueira na Casa Civil e Onyx no recriado Ministério do Trabalho

Com a nomeação de Ciro Nogueira, Bolsonaro alçou um dos principais líderes do centrão ao governo. Bolsonaro disse na terça-feira (26) que a Casa Civil é a "alma do governo", citado pelo jornal Folha de S. Paulo. 

Na semana passada, o presidente justificou o convite a Ciro Nogueira afirmando que precisa "salvar o governo".

​Hoje o governo Bolsonaro tem 23 ministérios, sete a mais do que os 15 prometidos na campanha eleitoral de 2018. Sob a gestão de Michel Temer (MDB), seu antecessor, eram 29 pastas.

Comentar