A cerimônia de encerramento dos Jogos de Tóquio 2020 ocorreu neste domingo (8) sem público nas arquibancadas, mas em clima de festa com show de luzes e música. A chama olímpica foi apagada depois de 17 dias de disputas nas arenas de Tóquio marcando o fim das Olimpíadas.
O presidente do COI, Thomas Bach, agradeceu ao povo japonês e reconheceu a dificuldade de realização dos Jogos durante a pandemia do novo coronavírus: "Pela primeira vez desde o início da pandemia, o mundo inteiro se uniu [...]. Ninguém jamais organizou Jogos adiados antes", citado pela agência Reuters.
O Brasil fechou esta edição dos Jogos com sua melhor campanha em Olimpíadas. Foram 21 medalhas conquistadas, sete de ouro, seis de prata e oito de bronze, duas a mais do que o total há cinco anos, no Rio de Janeiro.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, entregou a bandeira olímpica a Bach, que repassou à prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Em 13 de setembro de 2017, a capital da França foi escolhida como organizadora dos Jogos da XXXIII Olimpíada, que vão ser disputados entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024.
A capital francesa vai receber o maior evento esportivo do mundo pela terceira vez, depois de 1900 e 1924.