Notícias do Brasil

Governadores de 13 estados e do DF divulgam nota defendendo STF de 'constantes ameaças' de Bolsonaro

No sábado (14), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que vai apresentar ao Senado Federal um pedido para abertura de processos contra alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Sputnik

Governadores de 13 estados e do Distrito Federal (DF) divulgaram nesta segunda-feira (16) um documento em solidariedade ao STF e seus ministros, que têm sido atacados por Bolsonaro nas últimas semanas.

"O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis [...]. No âmbito dos nossos Estados, tudo faremos para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário. Renovamos o chamamento à serenidade e à paz que a nossa nação tanto necessita", escrevem os signatários na carta, reproduzida no jornal Folha de S. Paulo.

Sem citar o nome do presidente, os governadores acrescentam que são solidários ao tribunal e "aos seus ministros e às suas famílias, em face de constantes ameaças e agressões".

O texto é assinado pelos governadores de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

Governadores de 13 estados e do DF divulgam nota defendendo STF de 'constantes ameaças' de Bolsonaro

Processo de impeachment

No sábado (14), Bolsonaro afirmou que vai apresentar ao Senado pedidos de impeachment contra Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, ambos ministros do STF.

A avaliação de líderes partidários e de ministros, de acordo com a mídia, é que as pressões do presidente da República vão ser infrutíferas.

Comentar