A Força Aérea da Índia (IAF, na sigla em inglês) começou a equipar seus caças com tecnologias chaff avançadas, desenvolvidas pela Organização de Pesquisa e Desenvolvimento da Defesa (DRDO, na sigla em inglês) da Índia, para protegê-los contra mísseis hostis.
Os caças indianos vão detectar os mísseis inimigos usando um receptor de radar de alerta ou sistema de aproximação e alerta de mísseis.
Uma vez que a detecção é finalizada, o sistema chaff é ativado, criando uma assinatura falsa para desviar a direção dos mísseis inimigos, segundo o jornal Hindustan Times.
"A importância desta tecnologia está no fato de que a baixa quantidade de material chaff espalhado no ar atua como um chamariz para desviar os mísseis inimigos, garantindo a segurança do caça. A tecnologia foi entregue à indústria para produção em grandes quantidades para cumprir os requisitos anuais da Força Aérea indiana", comunicou o Ministério da Defesa do país.
O ministro da Defesa indiano, Rajnath Singh, elogiou a DRDO, a IAF e a indústria pelo desenvolvimento doméstico destas tecnologias críticas, definindo isso como mais um passo da DRDO para a autossuficiência em tecnologias de defesa estratégica.
A tecnologia nacional tem grande importância para a IAF, que não possui caças furtivos, e para as aeronaves de quarta geração não furtivas. O chaff, composto por "milhões de pequenas fibras revestidas de alumínio ou de zinco", é fundamental para a defesa das aeronaves.