Na cerimônia, ocorrida na segunda-feira (30), onde foi colocada a primeira pedra do futuro complexo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o novo edifício "plantará o medo" nos inimigos da Turquia e "dará confiança" a seus aliados, de acordo com a agência Anadolu.
Erdogan também adiantou que o futuro complexo, localizado na capital turca, Ancara, será equipado com tecnologia avançada, respeitará o meio ambiente e será o local de trabalho de cerca de 15 mil cidadãos.
Erdogan inicia construção do complexo Crescente e Estrela, que deverá se tornar o novo quartel-general das Forças Armadas da Turquia.
Ele invoca um certo passado imperial, mas não aquele em que está pensando (ou talvez aquele em que você pensa com frequência demais).
Ele invoca um certo passado imperial, mas não aquele em que está pensando (ou talvez aquele em que você pensa com frequência demais).
A construção do novo edifício, provisoriamente denominado de "Crescente e Estrela" – os símbolos presentes na bandeira nacional da Turquia – deverá estar completa em 19 de maio de 2023.
O complexo, que terá uma área de 890 mil metros quadrados, será construído em uma área de 12,6 quilômetros quadrados. Para que se possa ter uma ideia de seu tamanho, a sede do Departamento de Defesa dos EUA tem uma área de mais de 603 mil metros quadrados, o que tornará a nova construção turca o maior edifício de escritórios de baixa altura do mundo até hoje.
O "Pentágono turco", como já foi chamado pela imprensa local, será composto por edifícios de escritórios rodeando uma vasta área central em forma de meia lua e uma edificação em forma de estrela que servirá como sala de exposições e entrada no complexo.