A Índia planeja ajudar no desenvolvimento da Rota do Mar do Norte da Rússia e transformá-la em uma artéria comercial internacional, anunciou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
"Índia e Rússia são parceiros na exploração espacial por meio do programa Gaganyan. Rússia e Índia também serão parceiros na abertura do comércio internacional da Rota do Mar do Norte", disse Modi no sábado (4) durante sessão do Fórum Econômico do Oriente, realizada na cidade russa de Vladivostok.
O líder indiano também observou que Moscou e Nova Deli fizeram progressos significativos no desenvolvimento de laços comerciais, apesar das grandes interrupções causadas pela pandemia do novo do coronavírus.
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi (e), cumprimenta o presidente russo Vladimir Putin durante coletiva de imprensa conjunta antes do Fórum Econômico do Oriente em Vladivostok, Rússia. Foto de arquivo
© AFP 2023 / MIKHAIL KLIMENTYEV
"A amizade entre Rússia e Índia passou no teste do tempo. E mais recentemente se viu na cooperação contra a pandemia, inclusive em vacinas", comentou Modi.
O primeiro-ministro indiano também destacou que projetos conjuntos, como o corredor marítimo Chennai-Vladivostok, que está atualmente em desenvolvimento, fornecem maior conectividade junto com o Corredor Internacional de Transporte Norte-Sul, uma parceria entre Irã, Rússia, Índia, Azerbaijão, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Ucrânia, Belarus, Omã e Síria.
A Rota do Mar do Norte é a rota marítima mais curta entre a parte europeia da Rússia e o Extremo Oriente, bem como a principal comunicação marítima no Ártico russo. A estrada segue ao longo da costa norte da Rússia através dos mares do oceano Ártico por 5.600 quilômetros do estreito de Kara à baía de Provideniya.