Moscou: aliança AUKUS coloca em risco toda arquitetura de segurança na Ásia

De acordo com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, a aliança AUKUS, entre Austrália, Reino Unido e EUA, coloca em risco toda a arquitetura de segurança na Ásia.
Sputnik
"Para colocar em prática mais uma aventura da Casa Branca, em prol do fortalecimento do controle sobre uma região tão promissora como é a região da Ásia-Pacífico, coloca-se em risco toda a arquitetura de segurança na Ásia, são criados requisitos para comprometer a autoridade da ASEAN e outras organizações regionais", afirmou Patrushev ao jornal Argumenty i Fakty.
Em 15 de setembro, a Austrália, Reino Unido e EUA anunciaram a criação da aliança trilateral AUKUS, que resultou no cancelamento por Camberra de um contrato de submarinos convencionais com a empresa francesa Naval Group.
A Austrália, assim, anunciou o cancelamento do contrato de fabricação de submarinos com a empresa francesa Naval Group. O acordo de 90 bilhões de dólares australianos (R$ 345,9 bilhões), denominado de "contrato do século", previa a produção de 12 submarinos da classe Barracuda.
Comentar