Os detalhes da descoberta foram publicados em um artigo no site de pré-impressões arXiv.
Objetos espaciais são classificados do tipo viúva negra se eles têm um companheiro estelar de massa extremamente baixa do qual eles retiram matéria interestelar.
O pulsar de rádio PSR J1853-0842A (J1853) está no enxame globular NGC 6712, rico em metais, à distância de 22.500 anos-luz da Terra. Esse objeto tem período de rotação de cerca de 2,15 milissegundos.
Sugere-se que tais corpos celestes se formam em sistemas duplos, onde um componente mais massivo se torna uma estrela de nêutrons e começa a devorar a matéria de seu companheiro, acelerando sua rotação.
A classe dos pulsares duplos extremos com estrelas-companheiras semidegeneradas recebeu o nome de "pulsares-aranhas". Esses objetos espaciais são classificados ou como viúvas negras, se a massa da estrela é menor que 0,1 da massa do Sol, ou como aranhas de listra vermelha, se a estrela é mais pesada.
Neste caso, a estrela-satélite do J1853 tem uma massa estimada entre 0,018 e 0,036 da massa do Sol. A rotação dura 3,56 horas, entretanto ocorre também o eclipse do pulsar.
Segundo cálculos, o pulsar reduz a velocidade de rotação em cerca de 0,00239 atossegundos por segundo. O valor calculado da taxa de desaceleração da rotação confirma que o NGC 6712 pertence ao grupo de pulsares viúva negra.