Pesquisadores espanhóis registraram uma grande explosão no vulcão, localizado em La Palma, uma das ilhas Canárias, o que pode fazer com que o principal cone vulcânico entre em colapso parcial ou total.
O jornal Diario de Avisos publicou um vídeo de uma explosão "brutal" do pico, com a onda de choque claramente visível enquanto passava através da fumaça e cinzas.
Momento da brutal explosão que ocorreu há alguns minutos no vulcão de La Palma, em que a onda explosiva pode ser vista.
A forte explosão fez com que aproximadamente 160 moradores de Tajuya, Tacande de Arriba e Tacande de Abajo deixassem suas residências em apenas 15 minutos, seguindo as recomendações do comitê científico do Plano Especial de Proteção Civil ante Risco Vulcânico das Canárias, conforme a mídia local.
Foi aberta uma nova boca eruptiva no flanco do cone ativo.
"Os perigos que a população enfrentaria se o cone vulcânico entrasse em colapso seriam fluxos de lava de alta temperatura e nível de gás, não muito viscosos e que podem saltar por cima de obstáculos topográficos", explicou María José Blanco, diretora do Instituto Geográfico Nacional no arquipélago.
"O pior cenário seria o colapso parcial ou total do cone eruptivo, gerando fluxos de alta velocidade que poderiam literalmente se expandir, atingindo as zonas que não estavam previamente evacuadas", afirmou a especialista.
La Palma é uma das menores das sete ilhas Canárias, um território espanhol no oceano Atlântico, perto da costa do Marrocos e Saara Ocidental.