Arqueólogos turcos desenterraram uma prisão antiga com várias representações humanas esculpidas em paredes de rocha e esculturas tridimensionais. O assentamento foi construído aproximadamente 9.000 anos antes de Cristo.
O chefe das escavações, professor Necmi Karul, disse à agência Anadolu que os trabalhos foram iniciados em 2019, mas que os seus resultados só foram apresentados ao público agora.
O arqueólogo observou que foi encontrada uma estrutura de 23 metros de diâmetro e 5,5 metros de profundidade, escondida sob o solo e esculpida quase toda na rocha-mãe, o que significa que foi construída com esforços de muitas pessoas.
Uma das esculturas encontradas mais curiosas representa uma figura humana carregando nas costas um leopardo.
Embora seja difícil decifrar o significado que o artista pré-histórico queria transmitir, a obra pode servir de evidência de que as relações dos humanos com os animais 11 mil anos atrás eram diferentes comparando com a atualidade, sendo mais pacíficas naquela época, detalhou Karul.
O especialista ressaltou ainda que os artefatos encontrados comprovam que os humanos do Neolítico tinha desenvolvido avançadas habilidades artísticas.