Arqueólogos descobrem na Turquia 400 túmulos de 1.800 anos talhados na rocha (FOTOS)

Na antiga cidade de Blaundus, arqueólogos descobriram 400 túmulos talhados na rocha e decorados com imagens de cachos de uvas e flores, que datam de aproximadamente 1.800 anos.
Sputnik
De acordo com o responsável da escavação, professor Birol Can, depois de analisar os restos mortais e outros materiais encontrados na área, os pesquisadores chegaram à conclusão que os sepultamentos de pedra foram ativamente usados após o século II d.C.,escreve portal Daily Sabah.
Enquanto as escavações anteriores no antigo assentamento, localizado perto da atual cidade de Usak, no oeste da Turquia, revelaram muitos artefatos romanos e bizantinos, os trabalhos deste ano têm sido focados nas áreas da necrópole.
​Túmulos de rocha.
Nas recentes escavações foram descobertos 400 túmulos talhados na rocha com vários compartimentos cujas paredes eram decoradas com motivos de ramos da videira, cachos de uvas e flores.
"Pode-se dizer que eles [túmulos] eram usados para sepultamentos familiares", disse o arqueólogo.
A equipe acredita que na antiga cidade existe grande quantidade de sepultamentos no subsolo, uma vez que Blaundus está cercada por um fosso que em alguns lugares atinge a profundidade de 70 metros.
Túmulos decorados de 1.800 anos são descobertos na antiga cidade de Blaundus, no oeste da Turquia.
No que diz respeito às sepulturas encontradas, Birol Can observou que havia diferentes tipos de salas dentro de túmulos.
"Há túmulos abobadados esculpidos na rocha na frente das paredes de cada sala. Além destes, dentro dos túmulos de pedra foram achados compartimentos que se acredita terem sido usados para cerimônias fúnebres. No passado, a entrada principal nestes túmulos era fechada com uma porta de mármore, que só era aberta durante os enterros ou cerimônias", explicou.
A antiga cidade de Blaundus foi fundada pelo comandante romano Blaundus, quando Alexandre, o Grande, iniciou a sua campanha na Anatólia. Após o rei da Macedônia, a cidade foi governada por romanos e bizantinos.
Comentar