"Se o processo [de compra e atualização dos F-16] não tiver resultados, então a Turquia não ficará sem alternativas. Se necessário, o tópico dos Su-35 e Su-57 pode ser aberto a qualquer momento. Nossa indústria vai fazer de tudo para garantir nossa segurança e, se alguma coisa extra for necessária, podemos sempre encontrar uma maneira", afirmou Demir à emissora Kanal 7.
A declaração foi feita após o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmar no domingo (17) que Washington propôs a Ancara comprar caças F-16 como retorno de seu investimento no programa F-35.
Caças russos de quinta geração, Su-57
© Sputnik / Andrei Kataev
Anteriormente, um alto funcionário presidencial turco afirmou que Ancara consideraria adicionar mais aparelhos F-16 à sua frota, em vez do mais avançado F-35, depois de a Turquia ter sido removida do programa F-35.
O conflito entre os EUA e a Turquia, que resultou na retirada de Ancara do projeto, começou depois que o governo turco decidiu comprar os sistemas de defesa antiaérea russos S-400.
Em resposta, Washington cancelou a venda dos caças F-35 à Turquia, alegando que os turcos poderiam vazar os segredos militares do avião à Rússia.