Presidente da Comissão Europeia: UE 'não permitirá' que Polônia coloque seus valores 'em risco'

A União Europeia (UE) está em desacordo com a Polônia sobre a decisão de Varsóvia de introduzir alterações no sistema judicial do país que dão mais poderes ao governo sobre os tribunais.
Sputnik
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta terça-feira (19) que Bruxelas "não permitirá" que a Polônia coloque os valores da UE "em risco".
Falando perante os legisladores em Estrasburgo, von der Leyen afirmou que a decisão recente do Tribunal Constitucional da Polônia representa uma ameaça para os princípios fundamentais do bloco.
"O primado do direito é a cola que mantém nossa união", declarou.
A declaração de von der Leyen se segue a uma carta do primeiro-ministro polonês, Mateusz Morawiecki, enviada aos líderes da UE e em que ele tentou ganhar seu apoio para a Polônia em meio ao confronto contínuo com Bruxelas.
O premiê disse que Varsóvia age em prol dos interesses de todos os Estados-membros do bloco.
"Devemos estar preocupados com a transformação gradual da União em uma entidade que deixaria de ser uma aliança de Estados soberanos, iguais e livres e em vez disso viraria um único organismo gerenciado centralmente, dirigido por instituições privadas do controle democrático pelos cidadãos dos países europeus", escreveu Morawiecki.
O primeiro-ministro da Polônia adicionou que Varsóvia não cederá a "qualquer chantagem".

Reforma judiciária e decisão recente do Tribunal Constitucional

O desentendimento entre Bruxelas e Varsóvia começou após a Polônia ter decidido reformar seu sistema judicial. O partido governista polonês Lei e Justiça afirmou que as mudanças eram necessárias porque o sistema antigo sofria de corrupção e mentalidade da era comunista.
Entre as principais alterações estão:
A União Europeia criticou duramente as reformas, afirmando que elas violam as normas democráticas do bloco, dado que minam a independência dos tribunais e criam a possibilidade de interferência política em sua atuação.
Comentar