Mosquitos asiáticos achados na Itália poderiam se tornar em 'vetor' para vírus, diz estudo (FOTO)

Uma espécie invasora de mosquito originária da Ásia Oriental está se propagando lentamente pela Itália, e poderia servir como vetor para vários tipos de vírus, de acordo com uma nova pesquisa.
Sputnik
Um artigo publicado na revista científica Parasites & Vectors afirma ter provas de que os mosquitos asiáticos, conhecidos como Aedes koreicus, têm se expandido para o sudoeste italiano desde que foram descobertos no norte do país, em 2011.
Descrevendo os mosquitos como um "vetor potencial de nematoides e vírus", o estudo alertou que sua presença "foi recentemente relatada em muitas regiões da Europa", e que na Itália, eles "estão agora se espalhando em direção ao sudoeste do país".
Pesquisadores encontraram seis mil larvas de mosquito em Bergamo, descobrindo que 50 pertenciam a uma espécie estrangeira.
Achava que os mosquitos eram apenas para o verão [Hemisfério Norte]? Itália enfrenta a chegada de 'Aedes koreicus', uma espécie exótica de mosquito que não tem medo do frio.
O estudo concluiu que há uma "necessidade urgente de esforços coordenados" para monitorar esses insetos e evitar que eles espalhem novos patógenos.
Os mosquitos Aedes koreicus são nativos da Coreia, Japão, e partes da China e da Rússia, mas vêm se espalhando para outros países asiáticos e europeus, incluindo o Cazaquistão, a Alemanha e a Suíça.
Comentar