Ali Altin, um acadêmico da Universidade Bursa Uludag disse à agência Anadolu que a igreja era provavelmente a mais antiga da região e diferente de outras igrejas e templos anteriormente descobertos, cita Daily Sabah.
"Descobrimos que o soalho da igreja é composto de pequenas pedras juntas que foram cobertas com mosaicos decorados com motivos geométricos", disse o professor, observando que as paredes internas do edifício foram cobertas com pinturas ao longo da construção.
"Estas pinturas murais consistem de várias camadas diferentes, o que nos sugere que a igreja foi usada desde as primeiras fases do cristianismo primitivo até os períodos finais da era bizantina", acrescentou.
Situada em uma área usada como cemitério, a igreja, de forma retangular, conhecida como a "Pompeia da Anatólia", é de grande importância, pois foi construída pelas primeiras comunidades cristãs no Priene, apontam pesquisas.
As escavações na cidade antiga começaram no final do século XIX por arqueólogos alemães e, desde então, foram descobertas várias estruturas, desde templos, teatros, uma ágora, edifícios públicos e educacionais.