A antiga cidade cujo nome atual é Karkamis era o centro administrativo mais importante na região do Império Hitita que governou durante séculos a península da Anatólia e a Mesopotâmia, escreve portal Daily Sabah.
Durante escavações, a equipe liderada por Nicolo Marchetti, que é professor de arqueologia da Universidade de Bolonha, Itália, encontrou dezenas de selos de argila e impressões em uma estrutura chamada de "Casa dos Selos". Eles pertenciam aos mais altos funcionários públicos no Império Hitita e eram organizados em ordem por grau hierárquico dos empregados.
Pesquisadores determinaram que dois terços das impressões de selos hieroglíficos da Anatólia pertenciam a uma administradora chamada Matiya. O artefato data de 1225 a.C., ou seja, período definido como o fim da Idade do Bronze.
Espera-se que as novas descobertas esclareçam o papel das mulheres no governo estatal no Império Hitita.
Segundo comunicado do município metropolitano de Gaziantep, nas escavações foi desenterrado também um amuleto (bula) – uma esfera de barro oca, que continha impressões de selo que pertenciam a Piradu, um comerciante rico do Médio Império Assírio (1392 a.C.-934 a.C.).