A latrina desenterrada teria feito parte de um teatro antigo, e seria utilizada pelos artistas que lá trabalhavam. De acordo com Akin Ersoy, arqueólogo da Universidade Katip Celebi e chefe da escavação, este teatro esteve ativo entre os séculos II a.C. e V d.C., conta o jornal Daily Sabah.
A latrina tem cerca de 40 centímetros de altura e forma de "U", e era larga o suficiente para que entre 12 a 13 pessoas a pudessem utilizar ao mesmo tempo.
O Município Metropolitano de Izmir relatou, citando o arqueólogo, que essa foi a primeira vez que uma latrina foi descoberta dentro de um edifício artístico antigo. Na verdade, tal achado é um evento raro nas descobertas arqueológicas na região do Mediterrâneo.
A cidade antiga onde tomam lugar as escavações arqueológicas, foi estabelecida entre Kadifekale e a Baía de Izmir, tendo recebido visitantes e viajantes de várias partes do mundo no decorrer dos séculos.
Smyrna é um ponto turístico importante na Turquia, pois oferece ao homem moderno a oportunidade de perceber a história da área graças aos seus murais históricos e edifícios bem preservados.