Ciência e sociedade

Cosmonauta russo faz FOTOS a partir da EEI do mais longo eclipse lunar em 580 anos

A agência espacial russa Roscosmos informou que os cosmonautas russos a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) observaram e tiraram fotos do raro eclipse lunar desta madrugada.
Sputnik
Este eclipse lunar parcial foi o evento mais longo em 580 anos: ele durou 3 horas, 28 minutos e 23 segundos. Não tinha havido um eclipse semelhante desde 18 de fevereiro de 1440.
Nesse ano, ele durou 3 horas, 28 minutos e 46 segundos. Os astrônomos já sabem que só em 8 de fevereiro de 2669 acontecerá um eclipse lunar ainda mais longo, com uma duração de 3 horas, 30 minutos e 2 segundos, de acordo com NASA. O cosmonauta russo Pyotr Dubrov compartilhou fotos do evento raro feitas a partir da EEI.

"Agora mesmo, junto com os habitantes da Terra, estamos observando o eclipse lunar parcial. A melhor vista a bordo da EEI é na vigia de nosso novo módulo Nauka", disse Petr Dubrov, citado pela Roscosmos.

O eclipse lunar ocorre durante a fase da Lua Cheia quando a Terra está em linha entre o Sol e a Lua. Este eclipse lunar pode ser chamado de "quase total", porque quase toda face visível da Lua (97%) ficou obscurecida pela sombra do Sol e a maior parte do disco lunar estava avermelhado. embed
Eclipse lunar [flagrado] a partir da Estação Espacial Internacional por cosmonauta da Roscosmos Pyotr Dubrov. "Nesse momento, assistimos com os moradores do planeta a um eclipse lunar particular. A melhor vista é a bordo da EEI, pela escotilha do nosso novo módulo Nauka."
Comentar