Nesta sexta-feira (19), o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, se encontrou com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri.
A assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou que eles conversaram sobre "o papel que Espanha e Brasil podem ter para a consolidação do desenvolvimento na América Latina, com governos solidários e democráticos".
Outros tópicos abordados foram a integração europeia e latino-americana, programas sociais, os riscos para a democracia e a importância de se contrapor com governos democráticos, segundo o G1.
Espanha e Brasil compartilham fortes laços estruturais e permanentes em diferentes áreas. Hoje [19], eu me encontrei com seu ex-presidente Lula para abordar várias questões de interesse comum, como a situação da pandemia, as alterações climáticas ou a recuperação econômica.
Lula está em viagem pela Europa e o encontro com premiê espanhol acontece dois dias após sua reunião com presidente francês, Emmanuel Macron.
Antes, o ex-presidente fui a Bruxelas, onde discursou no Parlamento Europeu e foi aplaudido de pé, ao declarar que "a luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo".