Panorama internacional

ELP da China monitoriza destróier dos EUA no estreito de Taiwan e diz que atividade ameaça segurança

O destróier de mísseis guiados USS Milius dos EUA navegou pelo estreito de Taiwan na terça-feira (23), e o Comando do Teatro Ocidental do Exército de Libertação Popular (ELP) da China organizou suas forças aéreas e navais para rastrearem e monitorizarem o navio durante todo seu caminho em alerta máximo.
Sputnik
O porta-voz do Comando do Teatro Ocidental do ELP, coronel Shi Yi, disse em um comunicado que esse movimento dos EUA criou riscos à segurança e prejudicou a segurança regional.
Ele adicionou que o comando tomará todas as medidas necessárias para combater as ameaças e provocações e assegurar firmemente a soberania nacional e integridade territorial, segundo Global Times.
A fragata de mísseis guiados Type 054A da Marinha do ELP estava seguindo o USS Milius quando o navio norte-americano começou a passagem pelo estreito de Taiwan do sul para o norte na segunda-feira (22), de acordo com o think tank chinês Iniciativa de Sondagem da Situação Estratégica do mar do Sul da China (SCSPI, na sigla em inglês).
Panorama internacional
China acusa EUA de 'brincarem com fogo' após passagem de navio de guerra pelo estreito de Taiwan
Seis aviões de guerra chineses do ELP, nomeadamente quatro caças J-11 e dois Su-30, entraram no sudoeste da Zona de Identificação da Defesa Aérea de Taiwan na segunda-feira (22), segundo comunicado de imprensa de autoridades de Defesa da ilha.
A viagem do destróier de mísseis guiados USS Milius é a 11ª passagem pelo estreito de Taiwan de um navio de guerra dos EUA em 2021, e o primeiro desde a cúpula virtual entre Joe Biden e Xi Jinping na semana passada.
Comentar