O número de mortos por causa do furacão em Istambul, Turquia, aumentou até quatro e há 19 feridos, comunicou na segunda-feira (29) a administração do prefeito da cidade.
"Os dados do Serviço para Situações de Emergência e Gestão de Desastres indicam que, como resultado do vento forte que começou em Istambul, quatro pessoas morreram e 19 receberam ferimentos, três das quais em estado grave", disse.
Uma testemunha contou à Sputnik que o furacão cria um vento que derruba transeuntes e levanta objetos pelo ar.
Um vento de furacão em Istambul levou a vida de duas pessoas, elas morreram após o telhado cair. Voos da Turkish Airlines não podem embarcar e são desviados para Ancara e Izmir.
"Temos um vento tão maluco, faz perder o equilíbrio! Agora me escondi em um recesso entre as casas e nem sequer posso passar para o outro lado. Tudo o que pode voar, voa pelo ar: lixo, sacos, ramos de árvores, pedaços de telhado [...] Vi como dois policiais levavam com dificuldade até as casas uma mulher idosa, que estava dentro da praça e praticamente não podia se mexer devido às rajadas de vento", detalhou.
Uma fonte na polícia de Istambul informou que o vento virou vários caminhões e quebrou uma linha elétrica em um distrito da cidade. A Guarda Costeira da Turquia relatou à Sputnik que foi parada a movimentação de navios no estreito de Bósforo, o furacão também impediu que seis aviões da companhia aérea Turkish Airlines pudessem aterrissar em Istambul. Por isso, eles foram redirecionados para Ancara e Izmir.
Turquia: torre do relógio colapsa em furacão mortífero
Duas pessoas morreram em Istambul, depois que uma torre de relógio colapsou durante furacão na segunda-feira [29]
Os meteorologistas relatam que o vento atinge ocasionalmente uma velocidade de 130 km/h.