Propagação e combate à COVID-19

Anvisa detecta 2 casos da variante Ômicron do SARS-CoV-2 em São Paulo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, na tarde desta terça-feira (30), que dois brasileiros testaram positivo para a variante Ômicron do coronavírus, na cidade de São Paulo.
Sputnik
A primeira testagem do homem e da mulher que contraíram a nova cepa foi realizada pelo laboratório Albert Einstein, em São Paulo. As amostras foram enviadas para análise laboratorial para confirmar o resultado, segundo informações da agência.
O homem havia viajado para a África do Sul e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no dia 23 de novembro. Dois dias depois, acompanhado da mulher, realizou novo teste de RT-PCR para retornarem ao país africano e foram diagnosticados com a doença.
Devido à origem do homem na viagem, o laboratório Albert Einstein decidiu realizar o sequenciamento genético das amostras e detectou a nova variante.
Propagação e combate à COVID-19
Moscou obtém 1º lugar na Europa e 3º no mundo em inovações contra a COVID-19
A Anvisa reforçou que a entrada do passageiro no Brasil, no dia 23, ocorreu antes da notificação mundial sobre a identificação da nova variante, que foi relatada pela primeira vez pela África do Sul à Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.
A chegada do brasileiro ao país também foi anterior à edição da Portaria n° 660, de 27 de Novembro de 2021, que suspendeu voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.
A portaria também suspendeu a autorização de embarque para o Brasil de viajantes estrangeiros, procedentes ou com passagem, nos últimos 14 dias antes do embarque, pelo país africano.
Comentar