Panorama internacional

Reunião entre Biden e Putin pode esfriar relações 'superaquecidas', diz embaixador russo

O embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, disse, nesta sexta-feira (3), que tem boas expectativas para o próximo encontro entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Joe Biden.
Sputnik

"Acredito que o próximo encontro entre os dois presidentes ajudará a estabilizar as relações e acalmar a situação, que ficou 'superaquecida' na Europa e em todo o mundo", disse Antonov a repórteres.

Biden e Putin deverão realizar uma reunião virtual em breve. É possível ainda que haja, na sequência, um encontro presencial, de acordo com informações do jornal norte-americano The Washington Post.
Antonov, no entanto, afirmou que não tem conhecimento de quaisquer avanços que os dois países tenham alcançado na emissão de vistos para funcionários da embaixada americana em Moscou.
Panorama internacional
Orçamento de defesa dos EUA empaca no Senado após senadores pedirem por mais medidas anti-Rússia
Nesta sexta-feira (3), o jornal The Washington Post noticiou, citando autoridades americanas, que a Rússia e os Estados Unidos estão perto de um acordo sobre a concessão de vistos para funcionários da embaixada americana em Moscou.
"Não estou ciente desse acordo, não sei sobre nenhum avanço", disse Antonov.
Mas o diplomata confirmou que os dois países continuam discutindo o assunto, mesmo que sem êxito até agora.

"Estamos tentando encontrar algumas soluções para facilitar a vida dos diplomatas russos em Washington, Houston e Nova York. Até o momento não estamos indo muito bem", afirmou.

Antonov reiterou que a Rússia ofereceu aos Estados Unidos a remoção mútua de todas as restrições às missões diplomáticas.
Comentar