Os funcionários do parque descobriram um estreito de três quilômetros de largura que se formou no meio do cabo Mesyatsev, na ilha de Eva-Liv, durante uma inspeção da área.
"Com base nas observações, concluímos que o cabo era uma geleira, o restante agora é um pedaço de uma geleira que fica em um banco de areia. A descoberta requer atenção do gerenciamento hidrográfico e provoca mudanças nos rumos de navegação", afirmou em comunicado o diretor do parque nacional, Aleksandr Kirilov.
Os mapas existentes da ilha foram compilados há mais de 50 anos e agora estão desatualizados, observou ele.
A ilha de Eva-Liv foi descoberta em 1894 pelo explorador norueguês Fridtjof Nansen, que presumiu que havia duas ilhas separadas que ele batizou em homenagem a sua esposa e à filha, Eva e Liv.
"Agora descobrimos que a área da ilha está diminuindo a cada ano e sua forma futura é desconhecida", acrescentou Kirilov.
Os contornos das geleiras da Terra de Francisco José estão mudando rapidamente devido às mudanças climáticas. O derretimento da geleira demorou mais de um ano, com os primeiros relatos de que a península com o cabo Mesyatsev se separou da ilha aparecendo em 2017, segundo o parque nacional. A informação foi confirmada no início deste ano após filmagens com um drone quadricóptero.