Panorama internacional

EUA consideram exigir interrupção do Nord Stream 2 em caso de invasão russa na Ucrânia, diz mídia

Os Estados Unidos estariam dispostos a exigir da Alemanha a interrupção do projeto Nord Stream 2, caso haja uma escalada militar nas tensões entre Ucrânia e Rússia.
Sputnik
As informações foram publicadas nesta terça-feira (7) pela agência Bloomberg, citando documentos e fontes próximas às esferas de decisão sobre a questão em Washington.
Segundo o site, o governo Biden quer garantir comprometimento da Alemanha pela interrupção do projeto - que garante transporte de energia da Rússia até a Europa Central via mar Báltico – em caso de aumento das tensões entre Moscou e Kiev.
O Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) tem sido alvo de críticas e sanções dos EUA, que tentaram impedir a realização do projeto entre Rússia e Alemanha, principalmente durante o governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump. Apesar disso, até o momento o governo Biden adota uma postura mais leve em relação ao projeto e chegou a levantar sanções anteriores.
Ainda segundo as informações, sanções adicionais contra bancos e exportações russas estão sob análise como forma de resposta a um eventual cenário de confronto.
Helicópteros ucranianos sobrevoam navio de guerra russo durante as manobras de exercícios em conjunto à OTAN, no mar Negro, 9 de julho de 2021
O atual objetivo em Washington seria garantir um pacote de respostas que seja abrangente e rápido de ser ativado. A expectativa também é de que as medidas sirvam como uma garantia para conter a escalada nas tensões.
Nesta terça-feira (7), o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizaram uma videoconferência de duas horas para discutir questões importantes, incluindo as tensões com a Ucrânia, estabilidade estratégica e também as negociações sobre o acordo nuclear com o Irã.
Comentar