Rússia lidera no desenvolvimento de novas armas, especialmente hipersônicas, diz Putin

O presidente russo destacou os armamentos que a Rússia está desenvolvendo e modernizando, incluindo na área de armas hipersônicas, onde ainda não vê concorrentes.
Sputnik
A Rússia ocupa o primeiro lugar no mundo no desenvolvimento de armamentos modernos, disse Vladimir Putin, presidente do país, em um filme transmitido neste domingo (12) no canal Rossiya 1.

"Mantemos uma paridade aproximada entre nós e os EUA, tanto em portadores quanto no número de ogivas [de armas nucleares], mas em termos de nossos desenvolvimentos avançados somos claramente os líderes. Isso em primeiro lugar. Entretanto, não estamos só modernizando o nosso potencial militar tradicional, estamos também introduzindo novos sistemas. Nesse sentido, podemos dizer com segurança que neste indicador estamos em número um no mundo", afirmou.

O presidente russo referiu que hoje só a Rússia tem armas hipersônicas, apesar de elas deverem aparecer mais tarde ou mais cedo nas outras principais potências mundiais.
'Estamos na vanguarda, não há segredo': Rússia avança aperfeiçoando seus sistemas hipersônicos
"Elas aparecerão. Mas acho que poderemos surpreender positivamente nossos parceiros com o fato de que, quando eles obtiverem essas armas, há uma grande probabilidade de nós termos meios de as combater", acrescentou Putin.
A Rússia conta com mísseis hipersônicos Kinzhal e está testando o míssil Tsirkon. Além disso, o país tem em serviço mísseis estratégicos com blocos planadores hipersônicos Avangard.
Comentar