Conforme publicou o site chinês Global Times, o caso foi diagnosticado na quinta-feira (9) em um paciente vindo do exterior e é assintomático. O paciente, que é polonês, está recebendo tratamento em um hospital local. A cidade de Tianjin está localizada na região norte da China.
Ainda segundo as informações do site chinês, o paciente entrou no país com a temperatura normal e afirmou não sentir nenhum sintoma. Apesar disso, o caso foi detectado através de testagem. O paciente esteve o tempo todo isolado.
Funcionário da saúde em traje de proteção realiza teste à COVID-19 em Nanjing, China, 21 de julho de 2021
© REUTERS / cnsphoto
Apesar de este ser o primeiro caso na China continental, a região chinesa de Hong Kong já detectou sete infecções pela variante Ômicron - todas importadas. Já a ilha chinesa de Taiwan relatou três infecções pela Ômicron.
A China mantém uma estrita política de "casos zero" no país, impondo restrições e testagem aos viajantes que chegam ou regressam do exterior.
Conforme dados do site Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, o país registra 4.636 mortes por COVID-19, além de 99.857 casos registrados da doença. A última morte causada pelo novo coronavírus na China foi registrada em janeiro deste ano. Atualmente a média diária de casos no país é de 82 infecções por dia.
Além disso, 85% da população chinesa já recebeu pelo menos a primeira dose da vacina contra a COVID-19, enquanto 75% já completaram o esquema vacinal de duas doses. A China já aplicou mais de 2,6 bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19.