O funcionamento da bolsa de valores de Istambul, Turquia, cessou na sexta-feira (17), depois que a moeda nacional, a lira turca, passou a valer de pouco mais de 15 por cada dólar norte-americano para mais de 17.
"Às 16h24 [11h24, no horário de Brasília] foi ativado o sistema de suspensão das operações após a queda dos mercados em um certo montante, ligado ao principal índice da Bolsa de Valores de Istambul. As transações de todas as ações na nossa bolsa de valores foram temporariamente suspensas", relatou a Borsa Istanbul, a entidade que gere o mercado financeiro da cidade.
A lista dos mais afetados é liderada pelos principais bancos da Turquia, que em média já perderam 8% de seu valor.
Passada uma hora, foi comunicado que a bolsa de valores voltou a funcionar.
Na quinta-feira (16), o Banco Central da Turquia cortou a taxa de juro de 15% para 14%. Após isso, no início da sexta-feira (17) o valor da lira turca caiu 9%. O Banco Central da Turquia também anunciou que fará novas intervenções monetárias em caso de queda da moeda do país.
Trata-se da maior queda diária da lira turca nos últimos 20 anos. O dólar dos EUA valia 7,4 liras da Turquia ainda no início do ano, mas desde então a moeda turca perdeu quase 50% de seu valor. Isso inclui uma queda de 16% só em 23 de novembro, cinco dias depois que o Banco Central da Turquia reduziu a taxa de juro de 16% para 15%. Recep Tayyip Erdogan, líder do país, tem defendido a redução das taxas de juro, afirmando que isso reduzirá a inflação.