O Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) utilizou pela primeira vez o avião KC-390 da Força Aérea Brasileira no apoio logístico.
A aeronave contou com pesquisadores de sete projetos apoiados na primeira etapa da operação, bem como 16 componentes do grupo-base Polaris, que regressarão ao país após 13 meses na Estação Antártica Comandante Ferraz.
A aeronave decolou da Base Aérea do Galeão com destino ao aeroporto de Punta Arenas, fazendo uma escala em Pelotas.
O PROANTAR permite, desde 1982, ao Brasil realizar pesquisas científicas na Antártica, contando com pesquisadores coordenados pela Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
O Brasil é o sétimo país mais próximo da Antártica e por isso sofre a influência direta dos fenômenos naturais que lá ocorrem. Sendo assim, é fundamental para o Brasil estudar a região antártica, origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional.
A entrada do Brasil no chamado Sistema do Tratado da Antártica (STA) abriu à comunidade científica nacional a oportunidade de participar em atividades que constituem as últimas grandes fronteiras da ciência internacional.
Atualmente, 29 países são membros consultivos do STA, incluindo o Brasil, sendo que todos possuem estações de pesquisa no continente Antártico.