Ciência e sociedade

Papagaios 'enchem a cara' de manga fermentada e sofrem 'acidentes de trânsito' na Austrália

As aves da espécie periquito-de-asa-vermelha ficam embriagadas após comerem mangas fermentadas com alta concentração de açúcar.
Sputnik
O mês de dezembro é a época de mangas na região de Kimberley, no noroeste da Austrália. Com a abundância da fruta, muitas caem no chão e começam a fermentar devido a grande quantidade de açúcar, produzindo então mangas altamente alcoólicas.
O gosto pela fruta, aliado a facilidade de encontrá-la, está levando os papagaios a sofrerem "acidentes de trânsito", se chocando com janelas e árvores, e também os tornam presas fáceis para predadores, por ficarem mais lentos e menos alerta devido aos efeitos do álcool.
Durante reportagem da ABC, o veterinário Paul Murphy contou que os periquitos que são levados para as clínicas são os "sortudos" e normalmente estão fracos e malnutridos, sofrendo os efeitos da "bebedeira". Por estarem letárgicos, eles acabam ficando fáceis de capturar por humanos e depois tratados em clínicas veterinárias, escapando de acidentes ou de serem devorados.
"O etanol representa um tipo de valor ecológico para as árvores", explicou o pesquisador da Universidade da Austrália Ocidental Michael Considine em entrevista à ABC News.
Os pássaros viciados nas mangas acabam dispersando as sementes dessa árvore mais longe do que as "mangueiras sem álcool" e, segundo o pesquisador, essa é a razão pela qual as árvores produzem fruta com maior quantidade de açúcar.
Fóssil de águia descoberto na Austrália revela ave de rapina mais antiga do mundo (FOTO)
Ainda não se sabe o porquê dessa espécie específica atrair o periquito-de-asa-vermelha, mas os pesquisadores desconfiam que seja o forte cheiro exalado, quando a manga começa a apodrecer e fermentar.
Comentar