Panorama internacional

Alemanha diz que crise entre Ocidente e Rússia só pode ser resolvida com diálogo

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, defendeu a diplomacia como arma para apaziguar os conflitos recentes entre o Ocidente e a Rússia.
Sputnik

"Esta crise profunda que vivemos só pode ser resolvida por meio do diálogo", disse a chanceler alemã, nesta quarta-feira (22).

Segundo Baerbock, "cada milímetro" das ações do Ocidente "deve ser voltado para o diálogo".
"Nos últimos dias, tenho realçado a importância de regressar à mesa de negociações no formato da Normandia [diálogos entre Alemanha, França, Rússia e Ucrânia sobre o Donbass], bem como aproveitar a oportunidade para falarmos juntos no Conselho OTAN-Rússia, para nos assegurarmos de que vamos evitar uma escalada maior", disse a ministra.
Em entrevista à rede de televisão russa RT, nesta quarta-feira (22), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, relatou que se reuniu com Baerbock em Estocolmo, na Suécia, durante a reunião ministerial anual da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), realizada no início do mês de dezembro.

"Tivemos uma conversa muito boa. Foi uma reunião curta por motivos óbvios. Naturalmente, confirmei o convite para visitar a Rússia, e ela virá", disse o ministro das Relações Exteriores russo.

Panorama internacional
'Atividade provocativa' no mar Negro dos EUA e OTAN se destina a afetar Nord Stream 2, diz Rússia
A Alemanha trocou de governo recentemente. Em 26 de setembro de 2021, o social-democrata Olaf Scholz assumiu o poder, ocupando o posto que foi de Angela Merkel por 16 anos.
Scholz lidera a coalizão do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) com o Aliança 90/Os Verdes. A ministra Annalena Baerbock pertence exatamente aos Verdes, como são popularmente conhecidos.
Comentar