O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou hoje (23) a Lei de Prevenção do Trabalho Forçado Uigur, a qual proíbe a importação para os EUA de mercadorias feitas em Xinjiang, na China.
"Nesta quinta-feira, 23 de dezembro de 2021, o presidente sancionou a lei: HR 6256, que proíbe as importações da Região Autônoma Uigur de Xinjiang da República Popular da China e impõe sanções a estrangeiros responsáveis por trabalhos forçados na região", disse a Casa Branca em um comunicado à imprensa.
Com forte apoio, o Senado e a Câmara dos Representantes aprovaram a versão final do projeto no início deste mês.
A legislação visa "bens, mercadorias e artigos importados diretamente da Região Autônoma Uigur de Xinjiang ou feitas por uigures, cazaques, quirguizes, tibetanos ou membros de outros grupos perseguidos na China".
Além disso, o projeto de lei exige que Biden imponha sanções aos funcionários responsáveis por perseguir minorias e facilitar o suposto trabalho involuntário.
O texto legislativo acusa a China de prender arbitrariamente até 1,8 milhão de uigures, cazaques, quirguizes e membros de outros grupos minoritários muçulmanos em um sistema de campos extrajudiciais de internação em massa.
O governo chinês negou repetidamente todas as acusações de envolvimento em abusos na região de Xinjiang.