Espera-se que a aeronave de sexta geração substitua a frota de caças F-22 da Lockheed Martin, a partir de 2030.
De acordo com o portal Flight Global, aparentemente o NGAD vai se focar na velocidade e manobrabilidade, bem como nas características furtivas para escapar de seus inimigos, além de poder computacional.
Alguns dos detalhes revelados apontam para uma aeronave furtiva altamente conectada, que contará com programas de inteligência artificial para assimilar múltiplas informações que ajudarão os pilotos durante os combates.
Anteriormente, a instituição havia afirmado que para vencer as batalhas seria necessário mais que um grande arsenal de mísseis, e que suas frotas aéreas deveriam ser capazes de encontrar e abater seus inimigos rapidamente.
Por isso, a Força Aérea norte-americana apostará em uma aeronave repleta de inteligência artificial para uma troca rápida de informações, bem como simulações computadorizadas de combate, em busca de obter vantagens sobre seus adversários.
Em setembro, um avião desconhecido, com uma aparência que parecia mais uma nave extraterrestre, foi visto sendo transportado em uma base militar ultrassecreta dos EUA.
Além disso, o caça do programa NGAD "terá um copiloto assistido por inteligência artificial, ou talvez até ARTUµ [sistema de inteligência artificial desenvolvido em algoritmos de jogo de xadrez]".
O programa de domínio aéreo de próxima geração visa implantar sistemas de guerra aérea conectados, podendo incluir caças, drones e outras plataformas em rede espacial ou cibernética.
O NGAD, originalmente proposto como um projeto conjunto entre a Força Aérea e a Marinha dos EUA, foi descrito como uma família de plataformas, provavelmente incluindo um caça tripulado.
O projeto visa complementar o F-35 e o F-22, e emprega engenharia digital para substituir caças de produção em massa por lotes menores de plataformas iterativamente aperfeiçoadas de diversos tipos.
Anteriormente, a Força Aérea dos EUA declarou ter secretamente projetado, construído e conduzido uma missão de teste de um protótipo de um novo caça, algo que estava previsto apenas para a próxima década.