A Rússia realizou um novo teste do sistema de mísseis hipersônicos Tsirkon, anunciou Vladimir Putin, presidente russo.
"Hoje [24] à noite, mais precisamente, de madrugada, foi realizado um lançamento do sistema hipersônico Tsirkon. É o nosso novo míssil, que funciona no mar, contra alvos marítimos e terrestres", comentou o presidente.
Segundo Putin, o teste é um grande passo na melhoria da segurança e capacidade de defesa da Rússia, tendo parabenizado os desenvolvedores, engenheiros e construtores do armamento.
Denis Manturov, ministro da Indústria e do Comércio da Rússia, por sua vez, detalhou que o lançamento foi realizado às 05h30, horário de Moscou (23h30, horário de Brasília).
Os mísseis Tsirkon conseguem atingir velocidades de Mach 9, enquanto o alcance ultrapassa os 1.000 km, sendo os primeiros no mundo a conseguir essas marcas. É planejado que os armamentos sejam instalados em navios e submarinos existentes e em desenvolvimento na Rússia. O primeiro teste do míssil foi realizado no início de outubro, a partir do Severodvinsk, um submarino propulsionado a energia nuclear.
As Forças Terrestres da Rússia contam ainda com mísseis hipersônicos Kinzhal, e têm em serviço mísseis estratégicos com blocos planadores hipersônicos Avangard.