De acordo com o jornal Sabah, em 2022 a Turquia vai continuar trabalhando nos projetos de mísseis terra-ar nacionais Hisar e Siper. Os sistemas Hisar A+ e Hisar O+ foram recentemente testados com sucesso, destruindo alvos de alta velocidade. Assim, a nação está um passo mais perto do sistema de defesa antiaérea Siper, que vai ser criado como uma alternativa aos S-400 e Patriot.
O sistema, planejado para entrar em funcionamento em 2023, é destinado a eliminar todas as ameaças que surjam no ar da forma mais confiável.
A Turquia está desenvolvendo dois tipos de sistemas superfície-ar Hisar, incluindo o Hisar-A, um sistema antiaéreo de curto alcance capaz de interceptar alvos até 15 quilômetros, e o Hisar-O, um sistema de médio alcance, de até 25 quilômetros. Os sistemas Hisar são eficientes contra aeronaves de asa fixa e rotativa, mísseis de cruzeiro, veículos aéreos não tripulados e mísseis ar-terra.
Os sistemas Hisar estão sendo elaborados com o apoio da indústria de defesa e participação dos gigantes turcos Aselsan, Roketsan e outras empresas. O complexo Hisar-O destina-se a ser utilizado para a proteção de instalações militares e de outras áreas de importância estratégica.