Ciência e sociedade

Encontrado submarino italiano da 2ª Guerra Mundial a 100 metros de profundidade na Grécia (FOTOS)

Uma equipe de mergulhadores descobriu em novembro um submarino afundado pelas forças aliadas há 80 anos a 103 metros de profundidade.
Sputnik
Mergulhadores da Grécia encontraram no mar Egeu um submarino da Itália atingido pelas forças dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, relatou na quarta-feira (29) a agência britânica Reuters.
Naufrágio do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, a sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
O submarino, chamado Jantina, foi encontrado a uma profundidade de 103 metros ao sul da ilha Mykonos em novembro de 2021 por Kostas Thoctarides, um dos mais conhecidos mergulhadores gregos, e sua equipe.
Os mergulhadores usaram o ROV Super Achilles, um veículo subaquático operado remotamente, que conduziu uma inspeção visual detalhada da embarcação naufragada.
Canhão de convés do submarino italiano Jantina afundado na Segunda Guerra Mundial pelo submarino britânico HMS Torbay, ao sul da ilha grega de Mykonos, mar Egeu, Grécia, 3 de novembro de 2021
O Jantina zarpou da ilha grega de Leros com 48 marinheiros a bordo e foi atingido em 5 de julho de 1941 por torpedos disparados pelo submarino britânico HMS Torbay. Sua identidade foi confirmada por Thoctarides usando registros do Escritório de História Naval da Itália.
"A história naval é como um quebra-cabeça, e isto é parte desse quebra-cabeça. Um confronto entre dois submarinos é um evento naval raro", comentou o especialista marítimo à Reuters, sendo esta a quarta vez que ele achou um submarino.
Comentar