A suposta ponte construída pelo governo chinês conecta as margens norte e sul do lago Pangong e aumenta a mobilidade do Exército de Libertação Popular (ELP) da China na região. A informação foi divulgada pelo canal indiano NDTV, com base em dados do especialista em inteligência geoespacial Damien Symon.
Relatos da mídia local em Pangong Tso alegam que uma nova ponte está sendo construída, conectando as margens norte e sul do lago, aumentando assim a conexão rodoviária para as tropas da China na região. Análise de inteligência geoespacial [GEOINT, na sigla em inglês] da área identificou a localização e o progresso da suposta estrutura.
De acordo com dados da NDTV, em 2021, o Exército da Índia se posicionou em uma região de importância estratégica ao norte do lago, estabelecendo uma vantagem logística perante a China. A suposta construção da ponte traria de volta essa superioridade para o ELP.
A situação no lago
Pequim e Nova Deli destacaram 50.000 militares para a fronteira entre os dois países, na área de Ladakh, região ao noroeste do lago. No início de 2020, aconteceram confrontos entre os dois lados na região, levando a mortes entre ambas as partes.
Em setembro de 2020, Índia e China concordaram em retirar as tropas de certos pontos de tensão, como no vale de Galwan, posto de Gogra e do lago Pangong Tso, um processo que começou em fevereiro de 2021.