Kastabala é uma cidade que sobreviveu até os dias de hoje, com uma rua com colunas, um teatro do período romano, banhos públicos, igrejas e um castelo, escreve portal Daily Sabah.
Enquanto a parte do teatro da cidade antiga foi em grande parte desenterrada durante as escavações, a descoberta de dez máscaras em baixo-relevo criou grande entusiasmo.
Especialistas determinaram que as máscaras retratam as peças teatrais encenadas na época, com máscaras carrancudas próprias da tragédia e outras sorridentes, próprias da comédia.
Em entrevista à Agência Anadolu, Faris Demir, chefe das escavações e acadêmico da Universidade Osmaniye Korkut Ata, disse que a antiga cidade de Kastabala é a cidade sagrada mais importante da região da Cilícia, no sul da península da Anatólia.
"Em 2020 começamos a escavar a seção do teatro do período romano, que é a parte mais importante da cidade antiga. Em dois anos, revelamos uma grande parte do teatro. O aumento do número de achados datados do período Neolítico [...] mostra que Kastabala tem sido um centro importante desde a pré-história", disse o acadêmico.