O mosaico faz parte de uma igreja cristã do século VI, localizada na cidade de Arsuz, na região de Hatay, no sul da Turquia. A igreja foi descoberta em 2007 após um morador da região se deparar com escombros enquanto tentava plantar uma muda de laranjeira em seu jardim.
Arqueólogos descobrem mosaico feito por escravo liberto agradecendo a Deus por sua emancipação na província de Hatay, no sul da Turquia.
A diretora do Museu de Arqueologia de Hatay, Ayse Ersoy, disse em entrevista à agência Anadolu que nas escavações feitas esse ano foram encontrados novos mosaicos, o que ajudou a jogar luz na história da construção religiosa.
"[Nós encontramos] um mosaico feito por um escravo para agradecer a Deus depois de sua emancipação [...] Há pavões e uma inscrição no mosaico, o que simboliza o paraíso", explicou a diretora.
Os pesquisadores também conseguiram concluir nas recentes escavações que a igreja era uma basílica com três naves e possuía mosaicos no chão. Além disso, também foi possível descobrir o nome do local: Igreja dos Três Apóstolos.
Escavações em uma igreja do século VI em Arsuz, em Hatay, na Turquia, revelaram um mosaico com pavões e um escravo liberto louvando a deus.
Ayse Ersoy revelou planos de transformar o sítio arqueológico em uma atração turística para aproveitar a movimentação na cidade por conta de suas praias.
"Este local será aberto aos visitantes como um museu a céu aberto. História, areia e mar serão apresentados aos nossos visitantes, locais e estrangeiros, como um pacote total", disse Ersoy.
A diretora também confirmou que vão continuar a ser feitas escavações na área da igreja.