"Dizer que é instável significa que sempre esteve mais próximo da instabilidade quando na verdade isso não se verifica. Nós temos hoje uma série de acordos e tratados em comum no âmbito do Mercosul [...] em diversos campos que trazem verdadeiros avanços para integração de seus Estados-membros."
Acordo com a União Europeia
"É um acordo aprovado, mas não entrou em vigor em virtude das políticas do governo brasileiro que se afastou muito dos países europeus durante a atual administração. [...] A gestão Dilma Rousseff [PT] se afastou da cena internacional, incluindo a comunicação com a UE, o [Michel] Temer [MDB] se aproximou realizando várias viagens internacionais, mas o Bolsonaro se afastou em demasia, inclusive tendo atritos com o presidente da França, Emmanuel Macron."
Livre comércio fora do bloco
Relações exteriores atuais do Brasil
"O país se desconecta da agenda política regional e tece parcerias muito específicas com nações que não eram parceiras tradicionais do Brasil como a Hungria, Israel, assim como uma tentativa com Taiwan no começo do governo e depois com a vitória do Biden um afastamento muito grande do país dos EUA. Vale lembrar que Bolsonaro foi o último presidente a parabenizar Joe Biden pela sua vitória."